sábado, 15 de novembro de 2008

Telecentros da Cidade de São Paulo

O Programa Telecentros em São Paulo é um espaço reservado ao uso público, com salas que contém cerca de vinte computadores conectados à Internet em banda larga e foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo.
Os telecentros oferecem gratuitamente à população, uso livre de Internet, cursos e outras atividades.
No princípio de seu funcionamento, a Rede Pública de Telecentros ficou conhecida como "telecentro piloto".
A maioria dos telecentros foi instalada na periferia e nos bairros de menor IDH e utilizam somente software livre Sua implantação se deu no governo de Marta Suplicy. As primeiras unidades foram inauguradas quando Sérgio Amadeu era o coordenador geral do Governo Eletrônico da Prefeitura do Município de São Paulo, a grande expansão da rede aconteceu sob a coordenação de Beatriz (Beá) Tibiriçá.
Atualmente os telecentros são geridos pela prefeitura em parceria com o IDORT, que auxilia os administradores a manter a boa utilização do espaço de inclusão digital e sua sustentabilidade.
Ideologia: A grande questão relativa aos telecentros é como poder permitir a inclusão social por meio da inclusão digital, ou seja, por não se tratar de um projeto de educação ainda esbarra em problemas graves como a falta de educadores, as limitações no uso da Internet e até que ponto o uso da Internet tem se comprovado como uma possibilidade efetiva de educação.

Nenhum comentário: