sábado, 15 de novembro de 2008

História do Bairro COHAB Juscelino

O bairro do Conjunto Juscelino e seu entorno foi povoado com a implantação da COHAB em 1988, desde a sua construção (1984/85), pessoas que já moravam na periferia de Itaquera ou da parte mais urbanizada de Guaianases, começaram a ocupar o terreno.
O bairro não possuía padaria, mercado, feira ou linha de ônibus. Devido a grande demanda dessas necessidades básicas, no final dos anos 80, houve um surto de associações, com o intuito de realizar essas conquistas básicas. Poucas dessas associações que abriram, permanecem ativas e com trabalhos efetivos no bairro.
Com o passar do tempo conseguiram a feira, uma padaria (que não existe mais) e a transferência do ponto final de uma linha de ônibus para o Juscelino, que ligava o bairro ao Metro e Terminal Tatuapé. Depois conquistaram mais uma linha de ônibus que ligava o bairro ao Terminal Corinthians Itaquera, mas logo surgiu o transporte alternativo (lotações) que em pouco tempo tiraram essa linha de ônibus e o alternativo passou a ser a única opção.
Por ser um bairro muito afastado do centro da cidade e das oportunidades de emprego o bairro, assim como o distrito de Guaianases, ficou conhecido como um bairro “dormitório”, em que seus moradores passam a maior parte do dia fora do bairro, saindo por volta das 5h e retornando só as 22h, esse foi o motivo principal, apontado por muitos moradores e líderes comunitários, para que os jovens, filhos (as) desses trabalhadores ficassem ociosos e vulneráveis para o crime, drogas, DST's e gravidez precoce.

Colabore, enviando comentários sobre a história do nosso bairro!!!!!!

Nenhum comentário: